PRÉ-VOO PIPA ESPORTIVA 4 LINHAS

Olá pilotos de pipas esportivas de 4 linhas de todo o Brasil. Preparei este tutorial para vocês.

Neste vídeo vou apresentar a técnica que uso para fazer o pré-voo de uma pipa esportiva QUAD. Como o próprio nome diz, a fase de pré-voo consiste no processo necessário para deixar a pipa pronta para voar. Agora que já sabe montar a sua pipa, vou ensinar e desenrolar e prender as linhas a ela, posicionando-a para a decolagem.

Um bom pré-voo começa na verdade no voo anterior, no cuidado que você teve para enrolar as suas linhas, tópicos que cobriremos em um outro tutorial. Não há nada mais chato para um piloto do que perder tempo desembaraçando as linhas enquanto o vento sopra convidando-o você para voar.

A melhor dica que posso deixar aqui é: desenvolva uma técnica para enrolar e desenrolar as suas linhas e siga o processo metodicamente a cada voo. Assim você sempre saberá como encontrará as linhas quando for a campo voar.

Assista o vídeo anexo e acompanhe as instruções abaixo. O número que aparece na frente de cada passo refere-se a posição em que as instruções aparecem no vídeo. Exemplo, 01:07 quer dizer 1 minutos e 7 segundos, pare o vídeo nesta posição e irá encontrar o passo que está seguindo.

Qualquer dúvida, você já sabe. Entre em contato.

Obrigado por assistir e bons voos.

00:00   Sua pipa já deve estar montada e na posição em que irá decolar.

00:50  Prenda os manetes de comando pelas linhas inferiores ou freios em um suporte como no vídeo. Se não tiver um de nossos prendedores, você pode improvisar um suporte, um pedaço de pau enfincado no chão resolve. Prender os manetes pelas linhas inferiores, evita que a sua pipa saia voando sozinha quando a colocar em pé para decolar no final do vídeo. Quando você tiver um pouco de experiência com as QUADs e for fazer uma decolagem invertida, você prenderá os manetes pelas linhas superiores, aquelas que acionam o bordo de ataque.

00:59  Comece a desenrolar as linhas na direção da sua pipa. Com uma mão segure o enrolador pelo centro, com um dedo no seu buraco central, e com a outra vá puxando as linhas. Note que o enrolador fica que nem um pêndulo para lá e para cá, é este efeito que queremos. Desenrole até o final.

01:59  Quando chegar no final da linha, separe-as e guarde o enrolador. Linhas esportivas de qualidade, tem em suas extremidades uma capa colorida que funciona como um código de cores. Isso para garantir que você não se “enrole” em tantas linhas. No exemplo, vou usar linhas escuras no lado direito da pipa e claras no lado esquerdo.

02:04   Comece trabalhando na metade da pipa que preferir, a pipa deve estar deitada no chão com os cabrestos para cima. Desate a linha do bordo de ataque que está presa a linha do freio com um nó "larks head" (assista o tutorial como enrolar a sua linha para entender melhor).

02:10   Comece com a linha superior do manete, a que vai comandar o bordo de ataque da pipa. No laço da extremidade da linha você vai fazer um nó conhecido como “larks head”, é bem fácil não há como errar.

02:12  Pegue a ponta do cabresto superior da pipa e passe por dentro do nó que acabou de dar. Feche o nó "larks head" deslizando-o até o nó da ponta do cabresto. Pronto, a linha superior já está conectada!

02:17   Vá agora para o freio ou linha inferior manete, a que vai comandar o bordo de fuga da pipa. Faça um nó “larks head” e conecte na pipa, como no passo anterior.

Repita as operações acima com o outro par de linhas. Conecte-os a pipa.

02:49   Pegue a sua pipa do chão e leve-a para frente, no sentido do vento, para esticar as linhas. Nesta hora verifique se está tudo ok, se o cabresto está livre, se as varetas estão bem conectadas. Deixe a sua pipa de pé com o vento incidindo sobre a sua vela frontal, apoiada nas pontas de asa inferiores, um pouquinho inclinada trás para não sair voando.

02:51   Nesta hora gosto de entrar entre as linhas, entre cada par bem no meio da pipa. Segurando cada linha em uma mão e usando os dedos para separar as linha superior das inferiores, vou caminhando em direção aos manetes deixando as linhas deslizarem entre meus dedos. Não puxe, se não a pipa que está em pé irá cair, só deslize... Desta forma, se a linha estiver torcida ou com nós no meio do caminho você irá descobrir.

03:20   Quando chegar nos manetes, desfaça qualquer torção de linhas que porventura tenha encontrado no caminho. Pegue cuidadosamente cada manete em uma mão como no vídeo e confira se as linhas estão livres e conectadas corretamente.

03:31  Se tudo estiver certo, você terminou o pré-voo da sua pipa esportiva QUAD de 4 linhas e já pode decolar. Bons voos!!

03:51  Quando quiser parar de voar, pouse a pipa em pé e prenda os manetes pelo freio no suporte, do mesmo jeito que começou o seu pré-voo. A pipa ficará obediente no lugar te esperando voltar.