MONTAGEM E DESMONTAGEM PIPA ESPORTIVA DELTA

Olá, bem-vindo a mais um tutorial da KITE SITE.

Nesta sessão você irá aprenda a montar e desmontar a sua pipa esportiva de duas linhas DELTA. É mais fácil do que você imagina, em 3 minutos você estará pronto para voar.

Assista os vídeos anexos e acompanhe as instruções abaixo. O número que aparece na frente de cada passo refere-se a posição onde a instrução é mostrados no vídeo. Exemplo, 01:07 quer dizer 1 minuto e 7 segundos, pare o vídeo nesta posição e irá encontrar o passo que está seguindo.

Antes de começar, conheça um pouco mais das DELTAS. Na ilustração abaixo apresentamos os nomes de todos as tubos da armação e conectores de uma típica pipa esportiva DELTA. Conhecer a anatomia da sua pipa ajudará na montagem.



Na KITE SITE você encontra diversos modelos de pipa esportiva DELTA. Neste tutorial usamos a lendária pipa esportiva PRISM QUANTUM como exemplo, mas não se preocupe se a sua pipa é de outro modelo, a montagem e desmontagem de todas as DELTAs são muito parecidas.

Qualquer dúvida, você já sabe. Entre em contato!

 

MONTAGEM PIPA ESPORTIVA DELTA

 

00:17  Tire a sua pipa da embalagem.

00:31  Separe as varetas que estão soltas. Você deve ter uma 1x vareta horizontal superior e 2x varetas horizontais     inferiores.

00:37   Abra a sua pipa no chão. Se o vento estiver forte, dê as costa para o vento e posicione a pipa como no vídeo. O vento passará pelo bordo de ataque até sair pelo bordo de fuga, e não irá levantar nem virar a pipa.

00:53   Comece conectando os bordos de ataque. Segure e empurre a vareta do bordo de ataque inferior até ela se conectar com a vareta do bordo de ataque superior. Ao mesmo tempo que empurra, leve giradas para um lado e para o outro ajudam na conexão.

01:07   Prenda a ponta da asa no bordo de ataque inferior. Isto irá esticar a vela.

Repita as operações acima na outra metade da pipa.

01:45   Conecte a vareta horizontal superior nos conectores horizontais superiores. Muita atenção aqui, a linha do cabresto que fica presa nesta área, deve ficar por cima da vareta para ela ficar livre no voo.

02:04 Conecte uma das varetas horizontais inferiores no conector do centro. Este conetor tem um formato de “T” e fica preso na espinha da pipa. A outra ponta da vareta, vai no conector horizontal inferior, aquele preso no bordo de ataque. Atenção de novo com o cabresto, ele deve ficar por cima da vareta.

Repita as operações acima do outro lado da pipa.

02:35 Encaixe os afastadores da vela nos conectores das varetas horizontais inferiores, esticando a vela. São estas varetas que dão a forma tridimensional da DELTA, fazendo uma espécie de túnel de cada lado da asa para o vento passar e dar estabilidade direcional a pipa.

Repita a operação acima na outra metade da pipa e pronto! Parabéns, você aprendeu a montar a sua DELTA!

  

DESMONTAGEM PIPA ESPORTIVA DELTA

 

00:10   Comece desconectando os afastadores de vela para tirar a tensão da sua pipa. Em ambos os lados.

00:35   Desconecte a vareta horizontal superior e separe.

00:53   Desconecte as duas varetas horizontais inferiores e separe.

01:21   Solte o elástico da ponta da asa para liberar a vareta do bordo de ataque inferior.

01:25   Desconecte a vareta do bordo de ataque inferior da vareta do bordo de ataque superior. Leves giradas enquanto puxa ajuda a soltar.

01:30   Dobre a asa, levando a vareta do bordo de ataque inferior junto da vareta bordo de ataque superior.

Repita os 3 passos acima na outra metade da pipa.

02:02   Dobre mais uma vez a asa, desta vez levando cada lado da asa em direção ao centro. As varetas do bordo de ataque vão se juntar a vareta da espinha. De uma arrumada na vela, o cabresto e os afastadores de vela devem ficar para dentro da dobra.

02:17   Gosto de juntar as varetas horizontais que estavam soltas junto com a pipa para não perder. Ponha todas no centro.

02:19   Agora dobre a vela duas ou três vezes em direção ao centro também, juntando tudo.

02:33   Coloque um velcro para segurar tudo no lugar. Uma boa posição é logo abaixo do conector “T” Central para ele não subir e sair.

02:45   Guarde sua pipa na embalagem e pronto, você já pode ir para casa!