ENROLAR LINHAS PIPA ESPORTIVA QUADRUPLO COMANDO

Espero que tenha feito bons voos! Agora chegou a hora de enrolar as linhas e guardar seu equipamento.

Neste tutorial apresento a técnica que uso para enrolar e guardar o as quatro linhas de uma pipa esportiva de quadruplo comando, mantendo-as livres de nós e embaraços.

Enrolar as suas linhas adequadamente, com atenção e técnica vai lhe poupar tempo quando for voar novamente. Desenvolva um método para enrolar e desenrolar as suas linhas e siga o processo metodicamente a cada voo. Seu pré-voo será muito mais fácil e rápido se souber como estão enroladas as linhas de sua pipa esportiva.

Assista o vídeo anexo e acompanhe as instruções abaixo. O número que aparece na frente de cada passo refere-se é a posição em que a instrução aparece no vídeo. Exemplo, 01:07 quer dizer 1 minuto e 7 segundos, pare o vídeo nesta posição e irá encontrar o passo que está seguindo.

Qualquer dúvida, você já sabe. Estamos a sua disposição.

Obrigado por assistir e bons voos.

00:17 Pouse a sua pipa em pé e prenda ambos os manetes com um suporte pelas linhas inferiores ou freios como no vídeo. Se fizer um pouso invertido (bordo de ataque no chão), prenda os manetes pelas linhas superiores.

00:44 Deite a sua pipa com o cabrestos e linhas para cima. Solte uma das linhas superiores presa ao cabresto do bordo de ataque da sua pipa, ela deve estar presa pelo nó “larks head” que você fez durante o pré-voo. Separe a linha solta.

00:58 Ainda no mesmo lado da pipa, solte agora a linha inferior presa ao cabresto do bordo de fuga. Solte-a do cabresto.

01:08 Forme um par, prendendo a linha superior na linha inferior através de um nó “larks head” como no vídeo. Faça o nó no laço da linha superior, passe a linha inferior por dentro e feche o nó. Deslize a linha superior até a base da capa do laço da linha inferior.

01:22 Este par de linha está pronto, prenda-o no enrolador pelo laço da linha inferior.

Repita as operaçãos acima na outra metade da pipa. Desconecte a linhas linhas superiores e inferiores, forme um par e prenda no enrolador.

02:06 Comece a enrolar as 4 linhas, agora disposta em 2 pares. Gosto de dar as primeiras voltas fazendo um “8”, só para livrar os nós que seguram as capas linha do centro do enrolador. Duas ou três voltas em “8” é o suficiente.

02:15 Siga enrolando normalmente até a pipa. Mantenha as linhas juntas e aplique um pouco de pressão só para a linha ficar no lugar (não aperte demais). Tente usar toda a extensão do enrolador, distribuindo a linha uniformemente enquanto enrola.

02:54 Quando chegar ao final da linha, remova os manetes de comando do suporte e junte-os com com o enrolador e linhas.

03:05 Use o elástico do enrolador para segurar tudo junto, linhas e manetes de comando como no vídeo. Guarde suas linhas junto com a pipa desmontada e pronto, você terminou.