CATEGORIAS DE PIPAS

Há dezenas de tipos de pipa no mundo, cada qual com a sua história, suas características e seus adeptos. Alguns modelos são exclusivos de uma cultura, região ou país, enquanto outros são comumente encontrados por toda parte.

Em função da diversidade, agrupar as pipas em categorias ou famílias ajuda a organizar o assunto. Baseado no tipo de voo e na experiência que cada pipa proporciona ao piloto, identificamos as 4 grandes categorias que descrevemos neste tutorial. Elas são a base do KITE SITE, fazem parte do nosso logo e são extensivamente utilizadas na navegação da loja.

Se estiver planejando comprar uma pipa, este tutorial contém informações valiosas para orientá-lo na escolha. Primeiro assista ao vídeo e leias as descrições abaixo, em seguida reflita sobre qual tipo de experiência está buscando para então escolher a categoria que melhor se encaixa com o que procura. Finalmente, navegue pelos produtos disponíveis na loja para escolher o que mais lhe agrada.

Se ainda assim houver dúvidas, entre em contato. Estamos a sua disposição para orientá-lo e lhe ajudar na escolha certa.

Bons voos!


As DELTAs são pipas esportivas eficientes que esbanjam performance. Com a forma de uma asa-delta, armação de fibra de vidro ou carbono, as pipas desta categoria têm uma aerodinâmica avançada que aproveita bem o vento. Velozes e manobráveis, são os “aviões a jato” das pipas.

Controladas por um par de linhas especiais de comprimento fixo amarradas a tiras de comando que o piloto segura em cada uma das mãos, as DELTAs são conhecidas lá fora como stunt kites, apelido que tem origem na sua capacidade para realizar truques e acrobacias.

Relativamente fácil de voar, o aprendizado básico leva em média menos de uma hora. Para se tornar um bom piloto no entanto, dedicação e treino são imprescindíveis, principalmente na modalidade de voo conhecida como freestyle. Nela, seus praticantes executam sequências de manobras criando seu próprio estilo livre.

Pioneiras entre as pipas esportivas e disponíveis em diversos modelos, cores e tamanhos, as DELTAs são indicada para quem está em busca de uma pilotagem rápida,  técnica e cheia de ação. Os modelos menores são mais velozes, requerem mais vento e agilidade do piloto para voar, enquanto que os maiores são mais lentos, aproveitam melhor o vento e são capazes de realizar uma gama maior de manobras.

No KITE SITE temos uma seleção das melhores DELTAs do mercado, independente do que procura, temos uma para você!

 

Os FOILs formam a categoria das pipas esportivas desprovidas de armação. O próprio vento é responsável por lhe dar sua forma semelhante à de um pára-quedas.  Muito práticos, cabem em qualquer lugar e não há nada para montar ou quebrar.

Sua principal característica é a puxada forte que produz em voo, razão pela qual os FOILs maiores são chamados de power kites. Pura adrenalina, as pipas de tração são à base de diversos esportes em ascensão, como o kite landboarding (pipa+skate) e o kite buggying (pipa+triciclo), entre outros.

Controlados por 2, 3 ou até mesmo 4 linhas especiais de comprimento fixo amarradas a tiras, barras ou manetes de comando, os FOILs voam somente para frente. Embora sejam manobráveis e capazes de realizar ‘loopings’, ‘oitos’ e seguir qualquer direção de voo que você comandar, não realizam manobras mais elaboradas como as demais pipas esportivas DELTAs e QUADs.

Na escolha do seu FOIL, leve em conta a envergadura da pipa em primeiro lugar. Os modelos menores com até 2,5 metros de envergadura, conhecidos como speedfoils ou FOILs de velocidade, são rápidos e indicados a pilotos ocasionais de todas as idades. A velocidade dá lugar a tração nos modelos maiores, neste caso é importante levar em consideração o seu peso e força do vento predominante na região onde vai voar, além é claro de conhecer bem as regras de segurança. A pé ou sobre rodas prepare-se para segurar firme.

No KITE SITE você encontra FOILs de 1,3 a 5 metros de envergadura, com 2, 3 ou 4 linhas. Encontre o seu!

 

Com sua forma inovadora e quádruplo comando, as pipas esportivas da categoria QUAD ou REVs como também são conhecidas, são diferentes de tudo o que você já viu. Inventada e patenteada pela Revolution Kites na California, Estados Unidos, as REVs imediatamente se tornaram um grande sucesso entre os adeptos de pipas. São as pipas predominantes nas competições do mundo todo.

Controladas por um par de manetes onde são presas 4 linhas de comprimento fixo, as QUADs não estão limitadas a voar somente para frente como a maioria das pipas. Voam também para traz, giram no próprio eixo e até param no ar. Extremamente controláveis e precisas, são os “helicópteros” das pipas.

Ultramodernas, as QUADs são indicadas para pilotos que procuram um hobby ou esporte para se dedicar de forma continua, evoluindo gradativamente à medida que acumulam horas de voo e experiência. Manusear 4 linhas torna o aprendizado desafiador para o iniciante, mas superada a barreira inicial, proporciona anos e anos de diversão pois há sempre algo novo para aprender ou melhorar.

QUADs são pipas ideais para se voar em grupo ou times. Os pilotos ficam lado a lado, combinam as manobras e executam coreografias incríveis que são um verdadeiro show aéreo. De uma olhada no youtube, faça uma pesquisa por “revolution kite team”, você vai gostar.

O KITE SITE comercializa pipas REVOLUTION originais com exclusividade no Brasil com próximos aos praticados nos Estados Unidos. Encare o desafio!

 

A categoria SINGLE é a maior de todas. Agrupamos aqui todas as pipas que voam com uma única linha. Com e sem varetas ou rabiolas, são centenas de modelos de diferentes formas e tamanho. Facilmente poderíamos criar diversas subcategorias se este fosse o caso.

Para todas as idades e ideais para famílias, as pipas SINGLE são recomendadas para qualquer pessoa que procura uma atividade de lazer saudável, uma escapada da correria e stress da vida moderna. Só quem já experimentou sabe como é revigorante soltar uma pipa em um final de tarde de sol e vento cercado por uma bela paisagem.

Embora tenham a mesma essência que as pipas que soltávamos na infância, as pipas de uma linha disponíveis no KITE SITE são bem mais modernas. São construídas com nylon ou polyester ripstop e armadas com varetas de fibra de vidro, materiais leves e resistentes que devem durar muitos e muitos voos.

Não há segredo em escolher sua pipa SINGLE, simplesmente siga a sua preferência. Só preste atenção a especificação do produto para ver se o vento em sua região é suficiente para a pipa decolar.

Das mais simples as mais elaboradas, no KITE SITE temos um pouquinho de tudo. Ótimos presentes e indispensáveis em viagens para praia, uma pipa é sempre um sucesso!